Conselhos Úteis da Nuxa

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cuidando dos livros...vamos organizar

Eu adoro ler e consequentemente AMO livros! Nada de ficar lendo pelo computador! Isso me dá até arrepios... Gosto de sentir a textura das páginas, ver a organização dos capítulos, sentir o cheiro de papel novo ou de papel antigo (também AMO sebos).
Uma coisa que tem me deixado um pouco preocupada é como organizar meus livros e os livros do Nana aqui no meu futuro-mini-escritório. A nossa "biblioteca" está no momento dividida entre a sala,  o corredor, o armazém dele e alguns exemplares aqui na quinta e, por causa disso, ainda não tenho uma verdadeira noção de qual será o montante acumulado.
Outro probleminha aqui é o pó. Vou ter que levar isso em conta ao planejar os armários...
Bem, aqui vão algumas dicas para montar sua biblioteca particular:
Para organizar
1. ao planejar o seu espaço para guardar os livros, lembre-se que novos exemplares virão; deixe espaços vagos nas estantes, que podem ser preenchidos por objectos de decoração enquanto isso. 
 2. Continha básica: cada metro de prateleira acomoda 40 livros de 100 páginas; verifique também a altura dos livros. Se você tiver muitos livros de arte e/ou de fotografia, lembre-se que eles são geralmente bem maiores. 
3. Organize os livros por assunto e depois em ordem alfabética por autor ou por título (acho que isso o Nana vai achar demais...). 
4. Pense para que os livros de maneira fiquem disponíveis, senão bate aquela preguiça...
Para catalogar:
Você pode pesquisar na internet programas de catalogação de graça ou então fazer uma listinha sua mesmo no Word, assim você pode criar critérios pessoais do tipo: "fantástico", "ler de novo". Ao meu ver, a coisa melhor de ter seus livros catalogados é saber exactamente o que você tem porque com o tempo nós nos esquecemos mesmo... Outra coisa ÓPTIMA é anotar para quem você emprestou aquele livro...não gosto de emprestar e não ver de volta!!!
Para cuidar
1. Armazenar os livros na vertical, se possível em estantes de metal (a madeira pode abrigar seres desagradáveis...vulgo insectos) e abertas. 

2. Limpe os livros com pano seco, fuja da humidade por causa dos fungos! 

Sem comentários:

Enviar um comentário