Conselhos Úteis da Nuxa

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Como cuidar das baterias de seus aparelhos



Baterias são simples de serem usadas, mas cuidar delas para que elas durem bastante tempo pode parecer difícil. Reunimos algumas dicas para deixá-las em forma:

Telemóveis
A maior parte das baterias de telemóveis é de íons de lítio. Normalmente, ela consegue aguentar seis horas de ligações ininterruptas antes de descarregar. A "lenda" é que para carregar essa bateria você deve esperar até que ela se esgote completamente. Mas a verdade é que esse tipo de bateria pode ser recarregado na hora em que você desejar, não importa se descarregada ou se está parcialmente carregada. Aliás, cada vez que a bateria chega a zero e precisa ser completamente carregada, ela perde um pouco de sua capacidade, então não deixe que isso aconteça frequentemente. No passado, baterias de níquel eram usadas em telemóveis e, essas sim, podiam ficar viciadas.

Computadores portáteis
Assim como telemóveis, computadores portáteis são “movidos” a baterias de lítio. A única diferença é que as baterias dos portáteis ficam gastas mais rápido, por causa do calor do próprio aparelho. Durante o uso, a temperatura de seu computador pode chegar à 45º. Celsius. De acordo com especialistas, a temperatura aumenta quando, além da bateria estar carregada, você liga o computador à tomada. Então a solução é usar somente a bateria e carregá-la quando necessário ou, quando for ligar o portátil na tomada, retirar a bateria.

AA ou AAA
Como saber se é melhor comprar pilhas normais ou recarregáveis? Apesar de haver uma diferença química entre essas baterias (que permite que uma seja recarregável enquanto a outra só pode ser usada uma vez) não há diferença na performance do aparelho com um tipo ou com outro. Mas os especialistas recomendam não usar nenhum tipo para sua máquina fotográfica e, sim, procurar uma câmera com bateria. As pilhas se degradam muito rápido por causa do flash e, apesar de não serem tão caras, acabam causando dano ambiental, pois são tóxicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário