Conselhos Úteis da Nuxa

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Utilidades do Alcool etilico


Muitas são as utilidades do álcool etílico. Além de ser um óptimo desinfectante é ainda um óptimo produto de limpeza. Sabia que pode limpar persianas, estores, torneiras, nódoas de tina e vidros? Sabia ainda que pode alargar sapatos, desinfectar objectos e retirar carraças do seu animal de estimação? Leia estas e muitas outras utilidades neste artigo.

  • Limpe torneiras, toalheiros e lavatórios:

A melhor forma de limpar os cromados da sua casa de banho é usando álcool etílico. Deite um pouco de álcool num pano absorvente ou directamente nos cromados. Não necessita de enxaguar, já que o álcool evapora-se, deixando os seus cromados brilhantes e desinfectados de germes e bactérias.

  • Remova laca e gel para o cabelo dos seus espelhos:

Ao colocar laca ou gel no cabelo, quase sempre acaba por se sujar o espelho. A melhor forma de eliminar esses resíduos é com um pouco de álcool etílico.

  • Limpe e desengordure as suas persianas e estores:

As ripas das persianas podem ser limpas de uma forma eficiente com a ajuda do álcool etílico. Para uma limpeza com maior rapidez embrulhe uma espátula, por exemplo, num pano. De seguida prenda-o com um elástico e mergulhe-o no álcool.

  • Mantenha os vidros das suas janelas ou do seu automóvel brilhantes e desambaciados:

Livre-se do incómodo das janelas embaciadas e dos vidros com manchas com a ajuda desta solução: Num litro de água misture meia chávena de álcool. Lave bem os vidros com esta solução e no final passe com papel de jornal.

  • Eliminar o gelo dos pára-brisas:

Se encontrou os pára-brisas do seu automóvel cheios de gelo saiba que o pode eliminar de uma forma simples e prática. Encha um borrifador com álcool e borrife o pára-brisas onde se encontra o gelo. Verá que desta forma o gelo sai com muito mais facilidade.

  • Desinfecte objectos de uso diário:

Telefones, telemóveis, telecomandos, puxadores de porta, entre tantos outros objectos, ficam facilmente cheios de gordura e outras sujidades. Remova eficientemente estas sujidades e desinfecte-os a 100%, limpando-os com um pouco de álcool.

  • Limpe as nódoas de tinta:

Se pensa que estragou uma camisa ou vestido com tinta de uma caneta, saiba que pode eliminar esta incómoda nódoa com um pouco de álcool etílico. Coloque um pouco de álcool sobre a nódoa e deixe a peça repousar durante alguns minutos. De seguida, lave normalmente a peça de roupa, na máquina ou à mão.

  • Remova tinta de marcadores:

Se ficou com alguma superfície de uma mesa ou bancada com tinta de marcador, o uso de álcool etílico é o suficiente para eliminar este tipo de sujidade.

  • Evite a sujidade nos colarinhos das camisas e vestidos:

Pode evitar que os colarinhos ficam encardidos passando um pouco de álcool etílico no seu pescoço. Isto vai impedir que os colarinhos fiquem com aquela mancha desagradável no final do dia, além de que lhe dará uma sensação de frescura.

  • Retire as carraças ao seu cão:

Um dos maiores inimigos das carraças é o álcool. Antes de retirar a cabeça do seu querido animal, deite-lhe um pouco de álcool para que esta saia com mais facilidade. De seguida pegue firmemente na carraça e puxe-a. Aplique mais um pouco de álcool para desinfectar a ferida. Este método pode também ser usado nas pessoas.

  • Livre-se das aborrecidas moscas da fruta:

Se verificar que a sua fruta está rodeada daquelas pequenas moscas, encha um borrifador de álcool e aplique sobre a fruta. Depois é só retirar as moscas que acabarão por morrer. O álcool é menos eficiente que os insecticidas, mas bem mais adequado para usar na cozinha.

  • Faça um saco de gelo maleável:

Se pretender um saco de gelo que se adapte facilmente às formas do seu corpo (para tratar alguma dor), proceda da seguinte forma: junte 1 parte de álcool etílico a 3 partes de água e coloque num saco de plástico. De seguida leve ao congelador e verá que depois do gelo pronto, este estará mais maleável.

  • Alargue sapatos apertados:

Este truque nem sempre funciona, mas pode sempre experimentar. Se tem uns sapatos novos de cabedal e estes estão-lhe apertados, coloque um algodão embebido em álcool etílico, na zona dos sapatos que lhe causa dor. Ande um pouco para testar se deu certo. Caso contrário só tem um remédio: comprar um número maior!

Não confunda álcool desnaturado com álcool etílico! O álcool desnaturado é o usado nas bebidas alcoólicas, no qual se adicionaram substâncias químicas venenosas e de um péssimo sabor para o tornar impróprio para consumo. De uma forma geral, as substâncias usadas no álcool desnaturado não são indicadas para o uso na pele.

Ao contrário deste, o álcool etílico pode ser usado na pele, já que não contém substâncias prejudiciais, sendo normalmente composto por 70% de álcool isopropílico e 30% de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário