Conselhos Úteis da Nuxa

segunda-feira, 29 de março de 2010

Dietas: conheça as verdades e mentiras



Todo mundo que faz dieta sem acompanhamento nutricional tem sempre as mesmas dúvidas. E muitas vezes, cai nos mesmos erros. Nutricionistas revelam o que é real e o que é mito nas regras pra perder peso.

Fazer jejum é o melhor jeito de perder alguns quilos. ERRADO
“A não ingestão de alimentos levará ao consumo das reservas corporais. É importante destacar que o organismo lançará mão não somente da reserva adiposa (gordura), como também da massa magra (muscular), com prejuízos incalculáveis ao funcionamento dos diferentes órgãos”
Comer de três em três horas promove a perda de peso. CERTO
”Há trabalhos que demonstraram que se o indivíduo faz de seis a sete refeições ao dia apresenta redução significativa do colesterol quando comparados com aqueles que realizam apenas três. A ingestão regular de alimentos promove aumento do metabolismo, o que poderá levar a perda de peso. É claro que esta perda de peso estará relacionada com a composição dos alimentos ingeridos em cada refeição”.

Massas e carboidratos devem ser evitados a todo custo. ERRADO
“Nosso organismo é uma máquina e toda máquina precisa de combustível. O melhor combustível para dar energia é o carboidrato. Se você para de ingerir carboidratos, o organismo começa a usar as proteínas para dar este energia. Fazendo uma metáfora, é como se você usasse o seu melhor sapato de festa para ir a uma feira”. E a hora para comê-lo? Isso depende do dia a dia de cada pessoa. “Se ela se exercita à noite, por exemplo, talvez precise consumi-los mais tarde”. “Carboidratos não devem ser consumidos em excesso. Por outro lado, as massas e carboidratos podem compor uma alimentação balanceada, sem necessariamente promover ganho de peso corpóreo.”

Se tiver vontade de comer um doce, evite. Pense como você ficaria incrível magra! RELATIVO
O prazer faz parte da vida: “comer é um princípio fundamental de sobrevivência e também uma boa fonte de prazer. A recomendação é que se evite o excesso. A ingestão de doce de forma controlada poderá ser até estimulante para perda de peso em indivíduos com dificuldade de adesão a um plano alimentar rigoroso, que não contemple o doce." Recomendam os doces menos calóricos: gelatina, flan diet, picolés de fruta, compota diet, também sugerem chocolate meio amargo 70% cacau.

Frituras são o maior inimigo do emagrecimento. CERTO
”Sem dúvida, a fritura estará promovendo maior ingestão de gordura. 1 grama de gordura contêm aproximadamente 9Kcal. É o nutriente com maior contribuição calórica”.

Substitua refeições por batidos (shakes). RELATIVO
”Os batidos são alternativas alimentares que acabam promovendo uma redução da ingestão calórica naquela refeição. O cuidado é que eles não substituem nutricionalmente falando de uma refeição, isto é não contêm todos os nutrientes necessários ao organismo e que são fornecidos por alimentos “in natura”. É possível tomar um batido no jantar. Mas, isso deve ser evitado. “Você consome rápido e dá a sensação de saciedade. Mas uma refeição completa deve ter outros alimentos, como legumes crus, arroz integral”.

Stress engorda NEM SEMPRE
Isso depende do organismo da pessoa. “O stress pode funcionar como um factor desencadeador do aumento da ingestão alimentar para alguns indivíduos. Nutricionistas observam na prática clínica que alguns indivíduos submetidos a stress semelhante podem reagir de forma distinta, isto é, um grupo pode aumentar a ingestão e o outro diminuir”. O stress crónico pode aumentar a produção de cortisol e provocar o aumento da reserva de gordura.

Coma frutas à vontade. Sumo de laranja, por exemplo, é delicioso e não engorda. ERRADO
Não é verdade. Atenção para explicação dos nutricionistas: “É claro que algumas frutas possuem uma densidade calórica baixa, mas se você ingerir à vontade, em excesso, certamente aumentará o seu aporte energético e o que estiver sendo ingerido de forma excedente será armazenado sob a forma de tecido adiposo (gordura). Alguns exemplos: um sumo de laranja pera de 300ml contêm 99Kcal, 100gramas de manga crua, 64Kcal, 100 gramas de morango cru 30Kcal, 100 grama de Pinha, crua 88Kcal, etc. (Fonte: TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, 2006)”

Exercício físico é fundamental para uma dieta bem sucedida. CERTO
”Exercício é fundamental para uma vida saudável assim como uma alimentação saudável. Para emagrecer tem que se associar dieta calculada por nutricionista e exercício liberado por médico e assistido por um professor de educação física”.

Água quente em jejum ajuda a emagrecer . ERRADO
“Isto é mito. Fisiologicamente falando a temperatura terá influência no aumento ou diminuição do peristaltismo (movimento do intestino). A temperatura gelada aumenta o movimento intestinal, enquanto a quente reduz”. Este mito foi criado pela sensação da saciedade que a água produz. Mas não esqueça de beber água. “Chás digestivos não muito quentes ajudam na digestão, porém não emagrecem. A água é fundamental mas não emagrece, hidrata”.

Sem comentários:

Enviar um comentário