Conselhos Úteis da Nuxa

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dezembro sereno - III




Dez sugestões para evitar a ansiedade no fim do ano

Podemos interpretar o fim de ano de várias maneiras. Se percebermos este período como sinónimo de atribulações extras, lojas cheias, trânsito mais intenso e etc, com certeza, iremos pensar neste período de uma maneira nada agradável. E, como todo o pensamento gera uma resposta no nosso organismo, alteraremos nosso estado físico e emocional para enfrentar ou fugir deste período. Por isso, que tal filtrar todas as vicissitudes do fim de ano e prestar mais atenção nas coisas que nos dão prazer nesta época? Seguem algumas regras para um fim de ano mais feliz e que com certeza, você pode utilizar sempre que quiser para ter uma vida com mais qualidade:

1. Organize suas tarefas - utilize uma agenda e programe seus compromissos.

2. Faça suas compras com antecedência - deixar para última hora pode exigir muito mais energia de você.

3. Busque momentos, como no fim do dia, para relaxar. Nem que seja apenas 5 minutos. Quem sabe você pode iniciar aulas de yoga e meditação numa escola específica ou mesmo sozinho em sua casa.

4. Lembre que somos corpo, mente e espírito. Portanto, cuide também do seu corpo. Faça uma actividade física de baixa intensidade, que deixe seu corpo mais preparado para o dia-a-dia. Comer alimentos nutritivos e adequados é também extremamente importante (aproveite para fazer um bom café da manhã). Lembre-se de beber bastante água.

5. Filtre as informações do seu dia-a-dia. Procure dar atenção às coisas boas, e deixe menos foco possível naquilo que não é tão bom.

6. Perceba o seu limite. Quando perceber que chegou, é hora de parar e descansar.

7. Envolva-se em actividades que lhe dão prazer.

8. Não vale a pena remoer por aquilo que não saiu como você queria. Se você pode alterar, então utilize sua energia no momento da mudança, isto é, não deixe que aquele pensamento negativo do que deu errado fique a consumi-lo. Agora, se você não pode alterar o que foi feito, então é hora de deixar para lá. Ah! Lembre-se de tirar uma lição disso tudo. Assim você não caíra no mesmo erro.

9. Se o que você está fazendo para atingir o seu objectivo não está dando certo, então é hora de encontrar um outro meio para atingi-lo. Isto é, tenha flexibilidade para encontrar outros caminhos e atingir o que deseja. Ter flexibilidade é um óptimo recurso contra o stress;

10. E, o mais importante: agradeça a Deus, pois é Ele que lhe dá a vida diariamente para a busca contínua da sua felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário