Conselhos Úteis da Nuxa

domingo, 20 de dezembro de 2009

Os segredos da Organização



Anote suas tarefas
Ficará mais fácil priorizar o que deve ser feito primeiro, se você tiver listado tudo o que pretende fazer durante o dia e a semana. Gera menos ansiedade saber exactamente quais as tarefas que você precisa dar conta. Á medida que for executando, vá riscando e quando menos esperar, elas estarão finalizadas.
Cada coisa na sua "casa"

Todas as coisas na sua casa devem ter sua própria "casa", ou seja, um lugar para cada objecto. Alguns usados com menor frequência podem ficar menos acessíveis, mas aqueles empregados diariamente ou mesmo semanalmente, devem estar dispostos de forma fácil e prática para serem utilizados. Quando um objecto não tem um lugar específico, para ser guardado, ele pode se perder ou ser colocado em qualquer canto, iniciando uma desarrumação.



A noite é um bom momento

Nessa hora já deixe tudo em ordem para a manhã seguinte. Coloque a mesa do café,
separe a roupa que irá vestir, organize a sala recolhendo objectos que foram deixados, como copos, revistas, jornais e CDs. Se sua cafeteira é automática, programe-a para acordar com cheirinho de café fresco pela casa. Prepare o lanche das crianças, cheques para pagamentos e tudo que puder adiantar. Pode parecer exagero, mas à noite você já está no pique e dormirá melhor sabendo que tudo está adiantado para o dia seguinte. Até pode esticar mais uns minutos na cama, para dar aquela espreguiçada, tão saudável.

- Não usa, não guarde

Coisas acumuladas que você não usa e não conhece alguém que queira, desfaça-se delas. Você estará libertando seu espaço e sua mente desses objectos.

- Correspondência: abra e leia
Não carregue a sua correspondência para uma escrivaninha ou para o seu quarto, aonde vai se acumular e esperar uma oportunidade para ser aberta. Aproveite e já abra perto do seu lixo reciclável. Analise o que é importante e guarde ou separe suas contas a serem pagas. O resto, já jogue fora para reciclar. Coloque as contas que irão vencer juntas num mesmo envelope (ou pasta) e em ordem de data de vencimento, para não esquecer nenhuma.

Conquiste tempo

Quem mora em numa cidade grande perde muito tempo no trânsito e poderia estar fazendo muitas coisas. Procure caminhos alternativos para o trabalho, para levar os filhos na escola, etc. Mesmo quem mora em pequenas cidades pode fazer isso, pois rotas diferentes despertam a criatividade e mantém uma perspectiva de novos horizontes ao nosso redor.

- Uma caixa para memórias



As fotos, cartas, vídeos e Dvds que vai acumulando e não tem tempo de organizar, coloque em uma caixa e quando tiver uma oportunidade, organize com calma. Aí, será uma oportunidade para fazer um trabalho mais cuidadoso, separando por assunto, data e recordando boas lembranças também.

- Devagar se chega longe

Quando você tem uma grande tarefa para executar, para que ela seja feita de forma mais tranquila, vá fazendo um pouco de cada vez. Por exemplo, organizar um armário. Só de pensar no tamanho do trabalho você desanima. Faça aos poucos, cada dia uma etapa e logo terá tudo em ordem, sem grande trabalho .

Estipule objetivos




Para ter tudo organizado, você tem que desejar isso. Então, coloque objetivos e aí encontrará motivação para alcançá-los. Exemplo: Um jardim com novas flores, ou uma área de serviço funcional. A partir de um desejo você se organizará e buscará os meios para realizá-lo.


Um tempo para tudo

Estipule um tempo maior para fazer cada coisa. Se for arrumar o quarto, imagine um tempo suficiente, nunca um prazo curto, pois gera ansiedade e vai acabar sendo mal feito. Qualquer tarefa merece concentração. Mesmo que não seja o que você mais goste, faça com carinho e preste atenção ao seu trabalho. Encontre o lado positivo de tudo. Será mais agradável e o resultado compensará.

Sem comentários:

Enviar um comentário