Conselhos Úteis da Nuxa

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Regras de Etiqueta à Mesa...



Antes do Acontecimento

- Em ocasiões informais, o convite pode ser feito pessoalmente, por telefone, ou mesmo, por email, com no mínimo, seis dias de antecedência.
- No caso de uma recepção mais formal, deve ser impresso. Nestas circunstâncias, o que vale é a originalidade, indo do mais simples ao mais sofisticado, devendo ser enviado com antecedência, prazo este que pode variar de vinte a trinta dias.
- Cabe ao anfitrião informar, no convite, o traje a ser usado.
- Para um jantar de mesa, o ideal é o mínimo de um casal e o máximo de 15 pessoas, dependendo do tamanho da mesa. Uma alternativa é então acomodá-los em mesas separadas, com 4 pessoas em cada.
- Porém, no jantar americano (ou jantar volante), certifique-se que há assentos suficientes para todos os convidados, mesmo para aqueles que preferem ficar de pé.
- O jantar americano pode ser usado em almoços, jantares e lanches; contudo, somente em ocasiões informais. Quando servir à americana e como proceder? A refeição servida à americana é ideal para uma grande recepção com muitos convidados, pois deixa todos à vontade. Na arrumação da mesa, os pratos, talheres e guardanapos devem estar expostos no lado direito da mesa; um arranjo de flores ou frutas no centro; e as travessas no lado esquerdo. Bebidas e copos devem ficar em outra mesa. A preferência é dada para opções fáceis de serem consumidas, como saladas, risotos e strogonoff.
- Escolha pessoas que se dão bem e evite aquelas que gostam de fazer propaganda vendendo seus produtos de limpeza, jóias e bijutarias, o que pode ser embaraçoso para os outros convidados.
- Convide pessoas que gostam de conversar e evite chamar aquelas que já deram vexames com bebida, brigas ou outros.

Arrumar a mesa

- Para uma reunião formal, a mesa poderá ser ornamentada com uma bela toalha e um arranjo de flores, sendo composta por sousplat, pratos, talheres, guardanapos combinando com a toalha e copos para água, vinho tinto e branco.
- Para a organização dos pratos, temos primeiro o sousplat e, logo acima, o prato, com o guardanapo a sua esquerda.
- Do lado direito ficarão a colher, em caso de haver consumê, ou a faca para a entrada, a faca para peixe ou a faca para carne ou ave.

Sem comentários:

Enviar um comentário